MINHAS MATÉRIAS

Batata Doce - a queridinha dos atletas

Virou moda! Quase todo atleta, fisiculturista ou mesmo o pessoal que frequenta as academias para ficar com o corpo malhado comem batata-doce. Mas por que este tubérculo? E a batata, mandioca, mandioquinha?

 

O principal motivo é por ela ser um alimento de baixo índice glicêmico. E o que isso significa? Quando se come o alimento, a energia contida nele é liberada gradualmente no organismo. Isso é muito vantajoso para quem pratica atividade física, pois vai precisar de combustível por todo o tempo em que estiver malhando. Dessa forma, o rendimento e aproveitamento do treino são muito melhores.

 

 

Além de ser o tubérculo com menor índice glicêmico, é também o que tem maior teor de vitamina A e cálcio. Como a vitamina A é um antioxidante, o consumo de batata-doce por atletas também é recomendável para combater os radicais livres produzidos durante as atividades físicas, principalmente as mais intensas e longas.

 

Por conter baixo índice glicêmico, é também muito boa opção para quem quer perder peso porque promove sensação de saciedade. Não é considerado um alimento muito calórico pois fornece 77 kcal em 100 gramas do alimento já cozido!