MINHAS MATÉRIAS

Comer carboidrato a noite nos faz engordar. Mito ou verdade?

Muitos acreditam que comer massas, pães, arroz e outros itens ricos em carboidratos, após anoitecer, nos faria engordar. Pois um estudo recente, feito em Israel, não só enterra esse mito, como também sugere o contrário: quem come carboidratos à noite diminui a fome durante o dia e facilita a perda de peso.

 

Neste estudo, todos os participantes eram orientados a consumir a mesma quantidade de calorias (1.500 kcal/dia). Porém, metade deles deveria distribuir seus carboidratos ao longo do dia e a outra metade, concentrá-los no período da noite.

 

 

 

 Depois de 6 meses, todos perderam, em média, 10 quilos. No entanto, aqueles que consumiram mais carboidratos à noite aumentaram a produção de um hormônio que diminui o apetite (a leptina) e diminuiram a quantidade de hormônio da fome (a grelina) durante o dia. Ou seja, sentiram-se menos famintos e mais saciados. A pessoa que emagrece e, ao mesmo tempo, sente menos vontade de comer, tem mais chances de manter o peso.  

 

Portanto, isso é mito! O ideal é que todas as refeições sejam equilibradas, com quantidades suficientes de todos os nutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), independente do horário.